Prestação de Serviços Ocupacionais

Clinica Santana - Prestação de Serviço Ocupacionais

Elaboração do Documento Base do PCMSO (NR-7).

Será elaborado e desenvolvido por Médico com especialização em Medicina Ocupacional, segundo obrigatoriedade da nova redação da Portaria 24 de 29 de dezembro de 1994 (NR-7), cumprindo-o na íntegra, a partir das análises de riscos ambientais, detectadas e mensuradas no PPRA. A Norma Regulamentadora nº 7, obriga a todos os empregadores que implementem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PCMSO, que visa proteger e preservar a saúde dos trabalhadores. Com um caráter preventivo, a NR7 preve o diagnóstico precoce dos problemas de saúde, relacionados ou não ao trabalho. Devem ser realizados exames médicos na admissão, demissão, periódicos, mudança de função e retorno do trabalho. Fornecimento de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO); Arquivos de Prontuários e Exames por 20 anos, conforme determina a Lei. Objetivo: Preservar a saúde dos trabalhadores, proporcionar um melhor ambiente de trabalho e diminuir o número de acidentes e doenças ocupacionais. Elaboração do Documento Base do PCMSO (NR-7).

Elaboração do Documento Base do PPRA (NR-9).

O PPRA – NR 9 segue estritamente o observado na Portaria 25 de 24/12/94 e tem no escopo a detecção de riscos ambientais que possam colocar em perigo a integridade física e mental dos colaboradores, sendo prevencionista e dando subsídios ao PCMSO, para que se possa identificar os potenciais riscos que estão expostos todos os trabalhadores dentro do ambiente de trabalho.

Riscos Ambientais

Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

Quem está obrigado a fazer o PPRA e o PCMSO?

A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PPRA, cada um com suas características e complexidades diferentes. ✓ Implantação e gestão de Ambulatórios em empresas.

✓ Avaliação pré-admissional para empresas. Perícias médicas.

✓ Laudos psicológicos para aptidão de trabalho em altura, espaços confinados, equipamentos móveis etc.

✓ Perícias médicas.

Oferecemos:

✓ Melhor custo benefício.

Obrigatoriedades em Segurança do Trabalho
(a partir de 1 funcionário CLT)

NR 1 – Ordem de Serviço de Segurança

Descrição: De acordo com a Norma Regulamentadora 1 Portaria 3.214/78 do M.T.E, todas as empresas devem desenvolver a O.S.S para suas funções.

NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Descrição: Norma Regulamentadora 5, estabelece em seu Quadro I, os parâmetros mínimos de funcionários e grupo para desenvolvimento e treinamento da CIPA. Quando a empresa não possuir número suficiente de funcionários, a mesma designará um responsável para realizar o treinamento anual referente à esta Norma.

NR 6 – Treinamento de Uso e Conservação de Equipamentos de Proteção Individual

Descrição: Todas as empresas devem entregar, sem custos aos funcionários, equipamentos de proteção individual quando aplicável. A empresa também está obrigada, de acordo com a NR-6, à treinar seus funcionários referente ao uso, conservação e guarda dos equipamentos. A empresa também deve entregar a Ficha de EPI, modelo que a Cravatte disponibiliza sem custos aos clientes.

NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Descrição: Este programa/documento tem como objetivo atender as exigências da NR-9 Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Sua principal função é o reconhecimento dos Riscos ambientais de cada função e setor da organização para posterior desenvolvimento do PCMSO.

NR 17 – Análise Ergonômica dos Postos de Trabalho

Descrição: Esta Análise será elaborada de acordo com os requisitos mínimos da NR-17 Portaria 3.214/78 e NBR 8995-1 que estabelece os parâmetros mínimos de iluminamento dos ambientes de acordo com as atividades. Obrigatória atualização periódica.

NR 23 – Treinamento e Constituição de Brigada de Incêndio

Descrição: Será dimensionado, de acordo com o ramo de atividade de cada edificação, a Brigada de Incêndio e seu treinamento obrigatório com renovação anual.

Obrigatoriedades em Medicina do Trabalho
(a partir de 1 funcionário CLT)

NR 7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

Descrição: Este programa/documento tem como objetivo informar, no prazo vigente de 1 ano, os exames necessários para cada função de acordo com os riscos reconhecidos no PPRA. Sem o reconhecimento no PPRA, não será emitido PCMSO.

NR 7 – Treinamento de Primeiros Socorros

Descrição: De acordo com o item 7.5.1 da NR-7 Portaria 3.214/78, todo estabelecimento necessita ter a maleta de primeiros socorros e pessoas treinadas para este fim. Recomenda-se a reciclagem anual.

Exames Médicos

Descrição: Obrigatório realização dos exames médicos periódicos de acordo com a necessidade de cada função, estabelecido pelo PCMSO.

Obrigatoriedades Previdenciárias Lei 8.213 e seus artigos

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

Descrição: De acordo com a exigência da Lei 8.213 da Previdência Social, todas as empresas deverão entregar o PPP para os funcionários no momento da homologação. Este documento informará a Previdência os riscos expostos durante os processos de trabalho do colaborador, no prazo que laborou na empresa.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

Descrição: O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho assemelha-se ao PPRA, porém é um Laudo elaborado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho que possui fins previdenciários. Sua atualização é obrigatória e recomendamos que faça anualmente.